O subconsciente é um dos primeiros níveis que estabelece relação com o inconsciente. Aí ficam registrados os conteúdos de tudo que vivemos, assim como as remotas lembranças do passado. Possui um poder de influenciar as atividades mentais, e, aqui, ficam arquivados todas as informações que você considerou ou considera como verdade.
É uma zona de execução das crenças e valores do ser humano, sendo, portanto, capaz de alterar as funções biológicas do corpo e criar situações no ambiente de acordo com as impressões gravadas nele.
E essas impressões como são geradas?
Tudo que vemos, ouvimos ou vivenciamos nos leva a pensar e formar idéias a respeito. Algumas experiências são, por nós, consideradas válidas outras não, para umas damos importância o suficiente transformando-a em realidade, dirigindo intensas forças vitais e, assim, ganham o poder de impressionar ou de se instalar em nosso subconsciente. A idéia registrada serve como base para criarmos um pensamento e dele partir para a ação. Essas idéias são os padrões que se tornam referenciais para classificarmos o que é certo ou errado, bom ou ruim, etc.
As impressões passam a agir automaticamente em forma de condicionamento manifestando-se, na cabeça, na forma de idéias físicas, carregadas de intensa emoção, passando a exercer profundo controle em nossa maneira de pensar e agir.
Portanto, com base nessas indicações, é necessário refletirmos sobre o que colocamos dentro do nosso inconsciente. O que, de fato, é real já que toda verdade é relativa e não absoluta? Podemos refletir, dessa forma, o conceito de doença.
A algum tempo atrás considerava-se cura somente um fenômeno físico. No entanto, podemos, atualmente, considerar que as enfermidades encontram-se em outros níveis de consciência: físico-etérico, astral ou emocional e mental pensante e, energeticamente, em planos mais sutis. Podemos entender, ainda, que as enfermidades são um fato planetário e não apenas uma característica dos seres humanos. Assim, as doenças são inerentes à própria atmosfera física e psíquica da Terra, por enquanto.
E por atmosfera psíquica entendemos ser a vibração do plano mental e emocional que cada indivíduo emite, formando assim um aglomerado coletivo de pensamentos e emocões que, por condicionamento, é negativa em sua maioria.
Neste momento cíclico há uma conjuntura em que energias mais potentes nos estão auxiliando a mudar esse quadro individual e grupal. Para tanto, é necessário que não tenhamos medo de mudar, transformando conceitos que encontram-se ultrapassados.
Assim, que possamos aproveitar as informações citadas logo no início da matéria para servirem de instrumento de mudanças e transformações.