"Metafisicamente, a digestão está relacionada à razão e ao processo usado pelo racional para "digerir" o que vem de fora, ou seja, a forma com que lidamos com as situações concretas do mundo físico.
Sua relação com a mente consciente está na aceitação e na digestão das impressões materiais do mundo, bem como na maneira como suportamos ou não essas impressões. Somos nós que determinamos se uma digestão será boa ou má. Aqueles que suportam com maior facilidade as coisas que acontecem em sua vida proporcionarão a si uma digestão fácil e certamente saudável. Em resumo, o alimento que penetra no interior do corpo sofrerá a ação do mesmo modo que a pessoa aceita os fatos externos. Quanto mais complicada e demorada essa aceitação, pior será a digestão.
Todos sabemos que os problemas diários exercem influência direta no apetite, podendo causar tanto a perda deste (o que representa a não-aceitação desses problemas), quanto seu aumento, o que significa sufocar-se para não "estourar", caracterizando o popular "virar a mesa", numa forma de expressar que os limites psíquicos de aceitação foram ultrapassados por aquela situação. Esses limites estão diretamente relacionados ao processo digestivo.
A alimentação pode interferir também no emocional do ser humano. Para alguém que se encontra em depressão ou angustiado (sentimentos considerados frios), a ingestão de sopa ou chocolate quente ajudará a suavizar esse processo. No caso de agitação e/ou nervosismo (considerados sentimentos quentes), recomenda-se a ingestão de alimentos frios.
Um fato curioso a ser considerado na digestão refere-se ao estreito vínculo entre a personalidade do indivíduo e sua preferência ou recusa por determinados alimentos. Encontramos nos hábitos diários a expressão da personalidade, sendo a alimentação um hábito corriqueiro que revela importantes características da pessoa".
Na próxima matéria falaremos um pouco sobre essa relação: personalidade x alimento.
A cada informação dada busque não criticar-se. Em seu espaço interior procure silenciar e meditar sobre o tema. Não faça comparações... Cada um está numa velocidade, num ciclo... Pense nisso.
Luz e Paz na caminhada
0 comentários:
Postar um comentário