O sistema respiratório é responsável pela condução do ar contendo oxigênio até os pulmões e pela eliminação de gás carbônico resultante das oxidações celulares. Sua estrutura é formada pelos pulmões e por um sistema de tubos condutores que compreende as fossas nasais, a laringe, a traquéia, os brônquios e os bronquíolos.
A respiração é um ato às vezes voluntário e às vezes involuntário. Os involuntários são automáticos e os involuntários podem ser, conscientemente, controlados.
O ritmo respiratório reflete nosso estado emocional, isto é; quando estamos ansiosos nossa respiração torna-se mais curta e rápida, com medo o intervalo entre uma respiração e outra aumenta e torna-se descompassado quando em estado de pavor.
O ritmo respiratório, também, influencia na alteração desse estado, bastando para isso controlar a respiração e alterar o seu compasso. Isso fica mais claro ao lembrarmos de pessoas que, quando agitadas ou nervosas, é solicitado respirar profundamente, pausadamente. De fato a calma advém do ritmo respiratório.
A doutrina hindu nos diz que a respiração é portadora de importante força vital chamada prana que, dito pelo hinduismo, fica agregado às moléculas de oxigênio. Portanto, ao absorvemos o ar, somos abastecidos por essa energia que promove a vitalidade orgânica.
A respiração é um veículo de comunicação entre o mundo interno e o meio externo, ela estimula a integração entre o indivíduo e o meio ambiente. Composta de duas etapas: inspiração e expiração. Ao inspirarmos o oxigênio se direciona para os corpúsculos vermelhos contidos no sangue. É o ato em que os elementos externos penetram no mundo interno. Inspirar, portanto, na metafísica, é a capacidade de absorver a vida em todos os seus aspectos: mental, emocional, físico-etérico e espiritual.
Expirar é o ato de expelir conteúdos provenientes do interior do organismo. Metafisicamente significa a capacidade de se expor e deixar fluir seus conteúdos interiores. É a livre expressão de si.
O processo respiratório, dentro da Metafísica, expressa a capacidade de absorver e se expor, ao âmbito da troca, do dar e receber. Em geral, qualquer problema respiratório está relacionado com a dificuldade em lidar com o ambiente. Demonstra que a pessoa não está suficientemente aberta para os acontecimentos à sua volta, tampouco sente-se livre para se expressar. Para amenizar o problema respiratório é essencial que se assimile, com sabedoria e lucidez, o que está acontecendo interna e externamente. Compreender melhor o mecanismo evolutivo e aceitar que certos fatos são necessários para o nosso desenvolvimento espiritual nos conduz para um novo ciclo, uma nova vida, novos relacionamentos... Mais saudáveis...
Força e luz na jornada
0 comentários:
Postar um comentário