A voz é a via de expressão do ser. Relaciona-se com a auto-expressão, responsável pela verbalização, associa-se à nossa expressão na vida. A palavra tem o poder de transformação, possibilita uma série de mudanças na vida da própria pessoa e daqueles que estão à sua volta, por outro lado torna-se um meio de destruição, tanto de quem fala quanto de quem ouve. A palavra tem o poder realizador, é através dela que nos relacionamos, fazendo história e mudando hábitos. Características metafísicas apontadas pela voz:
Falar muito alto pessoa que não se ouve, fala exageradamente, não ouve sua voz interior. Fala de assuntos que, geralmente necessita ouvir, prestar mais atenção.
Pessoa calada, geralmente, sufoca sua voz, assim não se permite expressar livremente, não exprime seus sentimentos, suas emoções.
A tonalidade da voz reflete nossa condição emocional. O tom varia de acordo com o estado de humor.
Pessoas motivadas a voz segue um compasso rítmico e harmonioso.
Pessoas desanimadas a voz é melosa.
Pessoas bem humoradas e serenas falam pausadamente, numa altura suficiente para que os outros ouçam.
Pessoas agitadas e ansiosas falam rápido demais, atropelam os outros na conversa e até mesmo as palavras que pronunciam. Esse estado provoca, também, o aumento do volume de voz.
Pessoas que falam alto demais demonstra agitação interior e anseio por ser ouvido pelos outros. Essas pessoas não se ouvem nem prestam atenção em si mesma, muito menos naqueles que estão ao seu redor. Se fossem mais atentas, perceberiam que a altura de sua voz está quebrando a harmonia do ambiente. Quem fala muito alto não se sente integrado ao meio. O aumento do volume de voz se torna um mecanismo usado para se destacar e impor sua presença.
Pessoas que falam muito baixo falam para dentro, são oprimidos. Sufocam seus sentimentos e não se expressam livremente.
Quanto ao timbre de voz existe: agudo e grave.
Voz aguda é um reflexo de imaturidade, comum na pré-adolescência, pode estender-se para a fase adulta caso a pessoa não desenvolva a maturidade. Persiste em continuar se expressando como criança, demonstrando traços de personalidade infantil.
Voz grave reflete amadurecimento da personalidade. É uma voz bem colocada, com força de expressão, normalmente pronunciada numa altura suficiente para ser ouvida. É característica das pessoas mais centradas em si, que não demonstram dificuldades em se colocar perante os outros.
Voz exageradamente grave demonstra um mecanismo de compensação, de fatores de desigualdade, como a baixa estatura, sentimento de inferioridade, etc. Falar grosso é querer se impor verbalmente.
Dificuldades de se expor geram acúmulo de energia na região da garganta, produzindo a sensação popularmente conhecida como "nó na garganta". Pessoa vaidosa reprime seus sentimentos e a primeira parte do corpo a ser afetada pelas emoções contidas são as cordas vocais.
Força e luz no caminho
0 comentários:
Postar um comentário