A inflamação dos brônquios revela um estado emocional de desconforto e irritabilidade acerca do que se passa ao redor. Essa condição é desencadeada pela falta de habilidade em lidar com os fatores internos frente às situações. Quem tem seus brônquios inflamados geralmente vive num ambiente tumultuado, com atritos e discussões, ou num silêncio demasiado, em que não há diálogo entre as pessoas. Ambos os casos podem causar medo de se expressar e ser tratado com estupidez ou com indiferença. Em virtude disso algumas pessoas afetadas pela bronquite preferem se isolar e permanecer caladas; outras recorrem ao exibicionismo para chamar a atenção; existem, ainda, aquelas que se revoltam e se tornam rebeldes.
No caso de crianças, anseiam serem aceitas pelos pais. Sentem-se inadequadas e têm necessidade de aprovação.Isso faz com que fiquem o tempo todo querendo agradá-los. Como não são hábeis para se expor, exageram no comportamento, acabando por serem mal interpretadas e em muitos casos reprimidas. Quem sofre de bronquite não expressa aquilo que sente, está procurando sempre um jeito certo de se colocar. Costuma sufocar sua essência para agradar os outros. De uma maneira ou outra, "força a barra" para se relacionar com as pessoas e não age com naturalidade.
Bronquite aguda é uma inflamação de mucosa brônquica que se desenvolve durante ou após um resfriado comum ou outras infecções geralmente virais das vias aéreas superiores. Quando os brônquios se inflamam, instala-se uma tosse inicialmente seca e posteriormente muco-purulenta, com sensações ásperas na parte superior do peito e, ocasionalmente, falta de ar e chiado no peito.
A característica básica da postura interna que somatiza a bronquite aguda corresponde a uma fase que a família está atravessando. Nesse período, a pessoa fica abalada com a situação, sentindo-se agredida pelo que está acontecendo. Trata-se de uma situação nova em sua vida, que, por não saber lidar bem com ela, se torna confusa. Situações em que desencadeiam o processo: separação dos pais, a presença de alguém que vem morar em casa e passa a ser o centro das atenções, comprometendo a harmonia do ambiente. Relacionados com o ambiente de trabalho: uma ameaça de ser mandado embora, um risco de falência da empresa, a contratação de alguém para trabalhar em seu departamento que, de certa forma, representa uma ameaça.
Sintomas da bronquite aguda: aspereza da relação entre as pessoas de seu meio se manifesta na forma de sensações ásperas na parte superior do peito. A tosse demonstra que existe algo profundamente arraigado a ser expresso.
Bronquite crônica é uma inflamação de longa duração, com tosse persistente e expectoração durante pelo menos três meses consecutivos. Aqui, metafisicamente, as pessoas criaram vícios de comportamento, e a pessoa insiste em agir de maneira imprópria. Ela não consegue resolver sua dificuldade de lidar com o ambiente. Frequentemente depara com a estupidez ou indiferença e ainda não sabe como se posicionar. Mesmo assim não desiste de ser considerada pelos outros ou de ser o centro das atenções.
A autovalorização e o amor próprio são fatores determinantes para se obter o reequilíbrio interior.
Para uma mudança, real, é necessário que se encare os pontos a serem transformados. Não façamos de conta que não fazemos parte dessa história. A honestidade nasce primeiro em mim, depois...
Força e Luz
Para uma mudança, real, é necessário que se encare os pontos a serem transformados. Não façamos de conta que não fazemos parte dessa história. A honestidade nasce primeiro em mim, depois...
Força e Luz
1 comentários:
Bom dia.
Gostaria de pedir a permissão dos idealizadores deste blog para reproduzir/copiar o vídeo que acabei de assistir aqui sobre "Rubens Alves" enquanto lia sobre a bronquite.
Gostaria de usar de exemplo para alguns pacientes.
Se me permitirem, peço por gentileza, que me enviem por e-mail: cintiamedina.a@gmail.com
Gratidão.
Postar um comentário