RSS Feed

O símbolo da cruz

Posted by Magali Marcadores:

O símbolo da cruz é tão antigo quanto a própria humanidade. Não há período ou local definidos para sua origem; em todos os tempos ele esteve presente na cultura dos povos, e por intermédio dele o ser humano é estimulado a penetrar mistérios que o conduzem à essência da Vida.
Segundo o ensinamento esotérico, a cruz e a árvore da vida são símbolos equivalentes. Isso é frisado por Helena Blavatsky, ao afirmar que a figura de um homem crucificado representa "a circunstância de que o Iniciado renascia depois de sua crucificação na Árvore da Vida. Essa "árvore" foi convertida, exotericamente, em árvore da morte, em consequência de seu uso pelos romanos como instrumento de tortura, e da ignorância dos primeiros organizadores cristãos".
A cruz foi, é e será parte do caminho iniciático do ser humano. Nas escolas de mistérios da Grécia, do Egito, da Índia, da Caldéia, entre outras, ela esteve presente como base para o renascimento do novo homem. Os neófitos (novato, calouro, estudante inexperiente) gregos, que recebiam o nome de Chrests (o homem das dores e tribulações), usavam o sinal da cruz ritualisticamente como elemento de aproximação à energia iniciática.
Através dos tempos, o símbolo da cruz derivou-se em milhares de formas; cada uma, imbuída de sua própria energia, exprime uma nuança da Verdade e da Luz espiritual que vivifica esse símbolo; encerra um diferente aspecto do grande mistério da vida, porém sempre veiculando um impulso de transcendência, de transmutação, de superação de um estado de consciência já alcançado para ingressar em outro, mais sutil. A cruz qualquer que seja a sua forma, expressa o perfeito equilíbrio e a fusão de quatro forças básicas no âmbito deste universo, quatro elementos. Estes elementos constituem a base para a manifestação da vida: terra, água, fogo e ar.
Na próxima matéria citaremos um pouco mais sobre este símbolo e o que significa a fusão desses quatro elementos representados na cruz.

Essa oração traz a oportunidade de refletirmos sobre como nos entregarmos para uma iniciação na vida espiritual.

Força e luz na caminhada

0 comentários:

Postar um comentário