RSS Feed

Fígado na visão metafísica

Posted by Magali Marcadores:

As atividades indiretas do fígado consistem na sintetização dos elementos necessários à coagulação e à desintoxicação sanguínea. Esta última é feita graças à absorção e remoção de bactérias e corpúsculos estranhos ao sangue.
Para que este órgão tenha seu bom funcionamento algumas condições são necessárias por parte do indivíduo: 

Moderação no comportamento e no sentir
  • Os excessos no plano físico ocorrem com o uso demasiado de gorduras, álcool e drogas. Essa atitude tem sua origem na falta de respeito a seus próprios limites, o que leva aos já conhecidos complexos de superioridade e de inferioridade.
  • As pessoas dramáticas, ao alardearem tudo que lhes acontece, tornam as coisas mais difíceis de serem resolvidas, dificultando a função do fígado em metabolizar elementos mais complexos.
O bom senso é fator primordial  
  • Ele sempre desempenhará bem suas funções na medida em que formos moderados e comedidos diante dos fatos que ocorrerem à nossa volta. 
  • A capacidade de desintoxicação do sangue está diretamente relacionada à capacidade do indivíduo em discernir e avaliar o que ocorre à sua volta, ou seja, na distinção entre o que lhe é útil e o que não lhe serve, descartando o que lhe provoca desconforto.
O bom humor como ferramenta para a saúde do fígado
  • A alteração do humor interfere na função metabólica deste órgão. Encarar uma situação difícil, sem dramatizar os fatos, torna as coisas mais leves e fáceis de serem digeridas, facilitando a decomposição dos alimentos em nosso corpo, até mesmo os mais pesados, como a gordura. 

Entusiasmo pela Vida
  • Sempre que evitamos o que nos proporciona vitalidade, isto é; a capacidade de agirmos positivamente diante de qualquer situação, provocamos anemia ou mesmo distúrbios de coagulação sanguínea, levando-nos a frequentes hemorragias.
Facilidade de adaptação a novas condições
  • Pessoas que não tem uma relação saudável com as mudanças que se apresentam no dia a dia, são acompanhadas de desarranjos gastrointestinais ou mesmo de outras alterações metabólicas , principalmente do fígado. Assim, rejeitar o novo e saber extrair o melhor da situação prejudica a função desse órgão de absorver e eliminar corpúsculos estranhos ao sangue.
  • Um comportamento que auxilia, sensivelmente, o bom funcionamento do órgão é a Flexibilidade.
Tornar-se mais agressivo
  • A agressividade é a nossa condição de conquista em determinadas circunstâncias. É a nossa capacidade de imposição na vida, necessária para mantermos nossa integridade e permanecermos em harmonia com nossa natureza íntima. Ela corresponde à firmeza de caráter ao manter os pontos de vista e conquistar os espaços que pretendemos no meio em que vivemos. Aqui, a agressividade é encarada não como um comportamento violento e sim empreendedor, uma energia, uma atitude decidida e firme. No entanto, a violência surge quando reprimimos essa energia firme em diversas situações, até o ponto em que explodimos, provavelmente contra alguém que está longe de ser o pivô de nossa revolta, mas que foi eleito por nós. É aquela famosa "gota d'água" que transbordou.
Com firmeza e determinação conquistamos nossos espaços, mantendo o poder sobre qualquer situação, sem a menor necessidade do uso da violência. A determinação somada com energia da agressiva, resulta invariavelmente na conquista de quaisquer objetivos, sem nos deixar contagiar com pressões do meio. Ela nos permite explorar novos horizontes ou mesmo manter o que já conquistamos na vida.
Bem na próxima matéria exporemos um pouco mais sobre o que é a raiva já que o fígado, pela medicina chinesa, é o órgão que aloja tal emoção.
Luz e Paz na caminhada
   

0 comentários:

Postar um comentário